Matisse: luxo, calma e volúpia
por Marcelin Pleynet
Em 1908, Matisse publica em suas Notas de um pintor : “O pensamento de um pintor não deve ser considerado fora de...
por Marcelin Pleynet
Em 1908, Matisse publica em suas Notas de um pintor : “O pensamento de um pintor não deve ser considerado fora de...
Uma das teses principais da estética de Theodor W. Adorno é a de que a lei formal é o princípio básico de toda...
A partir das análises das obras de Leon Battista Alberti, Leonardo da Vinci e Miguel Angelo, distinguem-se três...
por Marcelin Pleynet
Rimbaud fez uma pergunta fundamental que parece uma adivinha: “O que é que, embora livre por essência, busca sempre...
O romance A religiosa , de Denis Diderot, escrito em 1760 e publicado em 1778, retoma várias formas romanescas bem...
por Eugênio Bucci
Quando, em 2001, as Torres Gêmeas de Nova York foram alvejadas por aviões de carreira com transmissão ao vivo pela...
por Marilena Chaui
No pensamento de Merleau-Ponty, “o ser é o que exige de nós criação, para que dele tenhamos experiência”. Tal...
A década de 60 é a que desperta o maior interesse dos pesquisadores do cinema brasileiro. Nela se aguçam as questões...
por Evgen Bavcar
Reiterativa e, por isso, recíproca ou substitutiva, a díade palavra-imagem nem sempre foi assim. Na renascença...
por Raymond Trousson
No final do século XVII, a palavra libertinagem se livrou do peso religioso e contestador para conotar, principalmente,...