Civilização sem guerra
A civilização e a guerra se opõem, mas de que maneira? Quando Thomas Hobbes (1588-1649) se referiu, no Leviatã, à...
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No livro “Eichmann em Jerusalém ou a banalidade do mal”, Hannah Arendt investe contra um lugar-comum. Não,...
por Guilherme Wisnik
O par destruição-construção, associado à especulação e ao consumo, assume hoje o comando da regulação...
Apesar de sua curta duração, o movimento integralista de Plínio Salgado (criado em 1932 e dissolvido por Getúlio...
por Eugênio Bucci
“Há homens que lutam um dia e são bons. Outros lutam um ano e são melhores. Outros, ainda, lutam muitos anos e são...
por Jorge Coli
Entre a razão iluminista e a invasão francesa à Espanha, Francisco de Goya empreendeu a mais radical reflexão...
Na gênese dos Descobrimentos e da Expansão portuguesa há uma situação dramática de natureza social, econômica e...
por Marcelo Coelho
Quais seriam os limites autoimpostos pelos intelectuais no exercício de seu ofício quanto ao engajamento político? No...
por Marcelo Jasmin
Os paradigmas tão primordiais quanto conhecidos do tempo cíclico e do tempo linear têm reaparecido de diferentes...