A construção do medo no cinema
por João Luiz Vieira
Desde o princípio, uma relação de assimetria escópica: Deus lá em cima olhando e, preferencialmente, cuidando de...
por João Luiz Vieira
Desde o princípio, uma relação de assimetria escópica: Deus lá em cima olhando e, preferencialmente, cuidando de...
por Michel Déguy
A crença comum e a doutrina “dogmática” professam que o homem é um ser “criado”, e criado...
por Helena Katz
A dança é como o pensamento do corpo, e esse corpo, como a mídia básica, exemplar dos processos de comunicação da...
por Haquira Osakabe
O Livro do Desassossego tem uma história longa e complexa como a obra inteira de Fernando Pessoa. Como ordenar e dar...
por Michel Déguy
O intelectual nada sabe fazer, se comparado às atividades técnicas dos outros, mas tem o poder das palavras (e o poder...
por Marcelo Coelho
Quais devem ser as relações da imprensa com a política, do jornalismo com a atividade política? O poder do discurso...
A obra de arte tenta testemunhar o indeterminado, o inexprimível. É esta busca do que não pode ser mostrado que a faz...
por Renato Lessa
O tema “o futuro já não é mais o que era” parece inscrever-se na perspectiva do absoluto como história....
por Eugênio Bucci
Olhar é trabalhar. Olhar é trabalhar no sentido social. No sentido cultural e econômico: o olhar constrói o sentido...
por Mario Perniola
Qual a relação entre a cena e a violência, entre o espetáculo social e a morte, entre a realidade política e o...